As mais belas pontes para bicicletas

Infraestruturas fantásticas desenhadas a pensar em quem pedala

O cicloturismo está cada vez mais na moda e há cidades por todo o mundo a apostarem em infraestruturas para quem pedala e quem anda a pé. Conheça algumas das mais fantásticas.

Hovenring

Eindhoven, Holanda

hovenring1

Construída entre 2011 e 2012, esta ponte circular foi inserida num projecto de melhoramentos de tráfeco na ligação entre Eindhoven, Meerhoven e Veldhoven. Foi a primeira construção do género em todo o mundo, totalmente em aço e suspensa por cabos a partir de um pilar central com 70 metros de altura. Tem 72 metros de diâmetro.


Cykelslangen

Copenhaga, Dinamarca

copenhagaFoi inaugurada este ano e foi uma grande inovação para uma cidade já por si dominada pelas bicicletas. É uma ponte que permite atravessar o porto de Copenhaga fazendo a ligação a uma outra ponte já existente. Com uma elevação de cerca de 4 metros face ao solo e com duas vias ao longo dos mais de 200 metros de distância. Tão simples e tão útil.


Mary Avenue Bridge

Cupertino, Estados Unidos

may avenueUma auto-estrada a atravessar uma cidade é dos maiores inconvenientes para os ciclistas, mas em Cupertino, Califórnia, resolveram esse problema em enorme estilo. A Mary Avenue Bridge, aberta ao público em 2009, custou cerca de 15 milhões de dólares, tudo para permitir aos mais de 50 mil ciclistas da zona uma travessia segura por cima da I280.


Big Dam Bridge

Little Rock, Estados Unidos

big dam bridgeCom 1288 metros de extensão, é a maior ponte pedonal e para ciclistas da América do Norte e uma das maiores do mundo. Chega a ter 27 metros de altura sobre o Rio Arkansas e custou perto de 13 milhões de dólares, tendo sido inaugurada em setembro de 2006.


Nescio Bridge

Amsterdão, Holanda

Amsterdam NesciobrugEsta fantástica obra de arte foi inaugurada em 2006 e é a ponte para ciclistas mais longa da Holanda. Com um total de 799 metros de extensão, tem um vão de 163 metros sobre o Canal Rhine. Custou perto de 10 milhões de euros, valor totalmente pago pela cidade de Amsterdão.


Schuylkill Banks Boardwalk

Filadélfia, Estados Unidos

philRecém inaugurado numa das cidades norte-americanas mais amigas da bicicleta, este caminho no Rio Schuylkill, em Filadélfia, é um grande passo para os amigos das bicicletas, mas também do ambiente, uma vez que é auto sustentável.


Ponte “Galp Energia”

Lisboa, Portugal

galp

É o primeiro grande projecto do género a nascer em Portugal. Com um custo superior a um milhão de euros, grande parte patrocinado pela Galp, a ponte laranja sobre a 2ª circular pretende ser o coração da circulação velocípede na capital portuguesa.

Comentar

comentários

Leave a comment

Your email address will not be published.


*