Calcule a sua Taxa de Transpiração e saiba quanto deve beber durante um treino

Saber a quantidade de suor que perdemos durante um treino é essencial para uma hidratação correcta.

Quantas vezes já ficou com a boca seca durante um treino e quanto tempo já perdeu a pensar se o líquido que leva para um treino é suficiente.
A hidratação tem um papel fulcral no desempenho de cada atleta, ao ponto de poder arruinar por completo um treino ou uma prova, quando ocorre uma falha nesse campo. Para evitar isso, nada melhor que saber ao certo a sua taxa de transpiração de forma a saber quanto deve beber para manter o corpo em pleno funcionamento.
Há uma fórmula simples que pode ser seguida para calcular essa taxa. Isso implica um treino normal, de preferência de uma hora, para saber a taxa por hora, com algumas condicionantes a tomar nota. Primeiro há que urinar antes de ir treinar, assim como saber exactamente a quantidade de líquido que vai levar e ingerir durante o treino. Depois basta uma balança precisa e uma máquina de calcular. Para se pesar deverá estar completamente nu, antes e depois do treino, livrando-se de qualquer roupa transpirada. Poderá ainda passar uma toalha pelo corpo para tirar o suor ainda presente no final do treino. Depois é só seguir a fórmula.

A — Peso Antes do Exercício
B — Peso Depois do Exercício
C — Diferença em gramas (A – B)
D — Volume de líquidos consumidos, em ml
E — Suor perdido (C + D)
F — Tempo de Treino (1 hr ou fracção. Exemplo: 40 minutos = 0,66 hr)
G — Taxa de Transpiração =  E / F
Exemplo:
A — 80 kgs
B — 79,7 kgs
C — 300 gramas
D —  200 ml
E —  500
F — 1
G — 500
Perante este exemplo, a taxa de transpiração é de 500 ml/h, sendo assim
esta a quantidade de líquido a ingerir por hora de exercício.
ATENÇÃO: Estes valores variam conforme o calor. Assim, é conveniente realizar este teste nas várias estações do ano, pois um valor calculado no Inverno será bastante diferente ao do Verão.
Bons treinos e… hidrate-se!

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