Corrida Terry Fox regressa a Lisboa

Liga Portuguesa contra o Cancro organiza, pelo 18º ano, a corrida solidária em
homenagem ao corredor canadiano. O objectivo é angariar fundos.

Se quer uma boa desculpa para passar uma manhã de sábado no Parque das Nações, então não haverá melhor que esta. A 4 de Maio realiza-se a 18ª Corrida Terry Fox, com início às 11h, junto ao Pavilhão de Portugal, que não é mais que um encontro de corredores com espírito solidário. A inscrição, no valor de cinco euros, é feita no momento e serve como donativo para a luta contra o cancro. Nas anteriores 17 edições desta prova, na distância de quatro quilómetros e sem qualquer carácter competitivo, foram recolhidos cerca de 550 mil euros, que serviram para financiar mais de 48 bolsas de investigação na área oncológica.
Terry Fox foi um atleta canadiano, nascido em 1958, a quem foi diagnosticado, com apenas 19 anos, um carcinoma ósseo na perna direita, situação que obrigou à amputação da perna. Durante os tratamentos a que foi sujeito, Terry apercebeu-se dos poucos fundos que estavam destinados à investigação e tratamento do cancro, no final dos anos 70, decidindo então embarcar numa aventura épica de atravessar o Canadá a correr, como forma de chamar a atenção para a luta contra o cancro e também de angariar fundos.
A odisseia de Fox começou em 1980 e o atleta percorreu cinco mil quilómetros em 143 dias, tendo angariado 24 milhões de dólares canadianos. Infelizmente não completou o desafio pois foi assolado novamente pelo cancro quando estava sensivelmente a meio e desta vez a doença tinha chegado aos pulmões. Terry Fox acabaria por morrer a 28 de Junho de 1981, mas o seu legado permanece bem vivo e estima-se que já tenham sido angariados mais de 500 milhões de dólares em iniciativas com o seu nome.

Comentar

comentários

Leave a comment

Your email address will not be published.


*