O futuro chegou ao Tour 2015

Organização fez parceria com Dimensio Data para recolha de dados

O ciclismo, sempre tão lento a inovar e a aceitar as novas tecnologias, dá no Tour 2015 um grande passo em direcção ao futuro. A organização da prova fez uma parceria com a Dimension Data para recolha de dados dos ciclistas que permitirá analisar como nunca as perfomances durante as etapas.

Assim, todas as bicicletas estão equipadas com um localizador GPS que transmite toda a informação para os servidores da Dimension Data que depois a disponibiliza ao público. Velocidade, distância entre adversários, prestação em determinados segmentos são apenas exemplos da mais variada informação que vai estar disponível.

Localizador GPSSempre que um ciclista tiver de trocar de bicicleta durante a etapa, a equipa deve informar a organização da prova, não estando, no entanto, obrigados a trocar também o GPS durante essa troca. Isso torna-se obrigatório, sim, quando o fizerem durante etapas, mudando de bicicleta de contra-relógio para uma normal de etapa rolante, por exemplo.

A par disso, o Tour fez também uma parceria com a GoPro e vão estar em permanência 12 câmaras no pelotão, rodando por várias equipas e ciclistas ao longo das várias etapas.

gopro tour

Comentar

comentários