O que comer antes de uma corrida

Tem uma corrida nos próximos dias e quer que tudo corra - literalmente - bem? Comece por preparar o que vai comer nas horas que antecedem a prova

A alimentação de um atleta é tão ou mais importante que a sua preparação física. De nada serve estar apto para enfrentar uma prova de 10 kms ou uma maratona se depois lhe faltarem as forças por se ter alimentado mal. Assim se está a preparar um prova, pense no que vai comer e beber até lá chegar.
A preparação alimentar deve começar, no máximo, na véspera da corrida. Tanto o almoço como o jantar são importantes. Deve introduzir proteínas – carne ou peixe – e hidratos de carbono, massas, batatas, arroz, pão. Faça refeições simples, grelhados de preferência, e não introduza nada de novo para evitar alguma surpresa. Não há nada pior que correr com os estômago ou os intestinos às voltas. A par de tudo isto deve estar água.Na manhã da prova tenha em atenção as horas da partida antes de tomar o pequeno-almoço. Lembre-se que não deve correr de barriga cheia, mas o jejum também não é bom, por isso prepare um snack para comer cerca de 30 minutos antes da prova, como uma banana e uma barra de cereais e tente beber água para estar devidamente hidratado antes da partida.
Para o pequeno almoço, duas ou três horas antes da prova, aposte na energia dada pelos hidratos de carbono e açúcares. Pão com doce é uma boa solução, assim como bolo caseiro, desde que seco. Um sumo/batido de frutas ou um iogurte natural são um bom acompanhamento. Se tiver um estômago forte pode apostar também na ingestão de proteínas, com ovos mexidos ou estrelados. Atenção às quantidades, o objectivo não é ficar cheio.
Durante a prova o gel energético é uma boa solução, assim como a fruta, e não se esqueça dos líquidos. Mantenha-se hidratado.

Comentar

comentários

Leave a comment

Your email address will not be published.


*