TESTE: Adidas miCoach Smart Run

Muito mais que um relógio de corrida

A era dos simples relógios com GPS terminou há muito. Isso do simples já não existe. Um relógio tem de ser muito mais que apenas um relógio, um cronómetro ou um medidor de ritmo e distância. Este Adidas miCoach Smart Run é muito mais que tudo isso. É um autêntico treinador que cada um pode ter no pulso. E quem não quer isso? Tivemos oportunidade de testar este aparelho da marca alemã e puxámos bem por ele.

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

“Se é alemão, tem de ser bom”. Esta frase parece já estar instituída em quase tudo e este relógio da Adidas marca essa posição logo ao sair da caixa. A borracha é macia, suave e agradável ao toque e o relógio tem depois um fantástico acabamento metálico que quase lhe dá um toque de luxo, afastando-o do aspecto de simples relógio desportivo. Robusto e também pesado, é um relógio que impõe respeito ao utilizador. Na caixa vem o sistema de ligação ao computador – que não vai ser muito usado, mas já lá vamos – e que vai servir também para carregar a bateria do relógio.

Assim que se liga o Smart Run ao PC ele começa a revelar-se num mini computador. Escolhe-se o idioma, o perfil do utilizador e configura-se a ligação Wi-Fi. E pronto. A partir desse momento todo o contacto feito com o portal miCoach, da Adidas, será feito sem fios e quase até sem interacção do utilizador. Assim que entrar em casa depois de mais um treino, o relógio identifica a rede Wi-Fi e sincroniza os exercícios com o site. Funcional, sem dúvida.

PERFOMANCE

Antes de sair para a rua, é necessário atacar o portal miCoach.com e configurar o utilizador, mas também fazer algumas configurações no relógio em si, nomeadamente ao nível do ecrã.  É no site que pode escolher ao pormenor o quer ver quando olha para o relógio, sendo possível ter três ecrãs, cada um dividido em quatro sectores. É muita informação junta, toda essencial e ao dispor de um clique. Depois é só sincronizar o aparelho e na próxima utilização é desfrutar.

E lá fomos. O cinto de batimento cardíaco já era, pois este relógio usa a tecnologia de detecção no pulso.  O sinal de GPS capta-se com uma facilidade interessante e seguem-se depois algumas informações relativas ao treino. E depois é só correr com toda aquela informação ali ao nosso dispor. Interessante verificar que às tantas as cores alteram-se, conforme variamos o nosso nível de treino e de batimento cardíaco. E quando o treino acaba? Podemos avaliar de imediato o treino e – muito interessante – atribuir-lhe o calçado usado. É só escolher um da lista – configurada no portal miCoach – e já está. O site fará depois a contabilidade aos vários pares de ténis de corrida que tem em casa e vai avisá-lo quando estiver na altura de os trocar.

Quanto à “simples” utilização em corrida estamos conversados. Mas este relógio é um autêntico treinador. Pode configurar treinos através do site e carregá-los para o aparelho, pode levá-lo para o ginásio e ver no ecrã os exercícios que tem para fazer.  Além disso pode ainda armazenar música e ter a playlist ali no próprio pulso, sem recurso a outros aparelhos e tudo sem fios. Basta ter uns auscultadores com tecnologia Bluetooth e emparelhar os dispositivos.

VEREDICTO

Nem tudo é perfeito neste relógio, a começar desde logo pelo preço. São mais de 300€, um valor que pode assustar muita gente, ainda para mais porque não é um aparelho multidesportivo, não está desenhado para quem nada e também não tem funcionalidades para quem gosta de andar de bicicleta. Adeptos do triatlo poderão, por isso, virar-se para outro lado. Mas o público que corre é vasto e há muito mercado para este relógio.

Outro revés parece ser a bateria. Com tantas funcionalidades, não é difícil gastar 50% da bateria em apenas um treino de consequente utilização. É claro que há truques para baixar o consumo, como diminuir a luminosidade do ecrã ou desligar o aparelho logo a seguir ao treino. E quanto aos treinos ou provas longas? Bem, nisso a Adidas pensou e está incluído um Modo Maratona que prolonga a vida da bateria para as 6/7 horas, dependendo da luz do ecrã, um valor já bem aceitável para os adeptos das longas distâncias.

Mas de resto tudo é perfeito neste relógio. É, sem dúvida, o aparelho de sonho para qualquer corredor. O seu funcionamento é fantástico, não havendo nada a apontar-lhe. O site está muito bem conseguido, é prático, funcional e cheio de pequenas informações bastante úteis e interessantes para o corredor. Nota máxima para o Adidas miCoach Smart Run.

Adidas Smart Run TESTADO

 

Comentar

comentários

1 Comment on TESTE: Adidas miCoach Smart Run

  1. Tenho esse relógio a pouco mais de um ano. Funcionou muito bem por 11 meses, depois simplesmente parou de aferir a FC. Na sequencia começou a congelar a tela e agora nem liga mais. Ele não tem suporte no Brasil e o SAC da Adidas ainda não soube me informar para onde enviar para conserto. Não recomendo a compra no momento. Detalhes no link abaixo:
    https://www.reclameaqui.com.br/areadoconsumidor/minhas_reclamacoes/index.php?sid=12582177&act=c943eafb0b963d7d6c1cb2027309c7e46b76219f

Leave a comment

Your email address will not be published.


*