Vai correr ao Sol? Proteja-se!

O Sol e o calor não são factores impeditivos para treinar.
Mas há cuidados a ter em atenção…

O Verão está a chegar e com ele vêm os dias de calor e Sol intenso. A vontade de treinar é muita e não se deve deixar de o fazer só porque as temperaturas estão mais altas. Apenas há que tomar alguns cuidados, principalmente com a pele.
– Usar protector solar –  Parece óbvio, mas muitos desportistas – corredores ou não – não dão a devida importância ao uso de protector solar quando saem para fazer exercício. Mas vão ser largos minutos, ou horas, debaixo de Sol que vai queimar, e muito, a pele. Tenha especial atenção aos braços, ombros e cara. Para os homens o topo da cabeça deve ser protegido com um chapéu, principalmente se forem… carecas!
– Usar roupa apropriada – Com o calor aumenta a transpiração, pelo que escolher a t-shirt certa ganha uma importância redobrada. O algodão absorve o suor e aumenta a irritação na pele. Além de que há fibras sintéticas que também ajudam a bloquear os raios solares.
– Evite assaduras – Ninguém gosta de ficar assado em resultado da corrida. Muitas vezes durante o treino não se dá conta, mas depois, no banho, notamos que a pele está irritada em locais que não esperávamos. Para os homens um dos locais mais sensíveis são os mamilos que devem ser protegidos, com pensos por exemplo. As virilhas também são sítios propícios a assaduras, assim como as axilas. Pode usar cremes especiais para este efeito ou então adaptar a roupa. Nas virilhas, por exemplo, pode ajudar se usar calções justos de licra.
– Escolha bem as horas – Se não é boa hora para estar na praia, então também não é boa altura para correr. Evite de horas em que o Sol está mais a pique e o calor é mais intenso, entre as 12h e as 16h, O ideal será correr pela manhã ou ao final da tarde, quando o Sol se começa a esconder.
– Mantenha-se hidratado – Ingerir líquidos antes, durante e depois do treino assume uma importância máxima no Verão. Com o calor o corpo perde líquidos mais facilmente, pelo que deve ajudá-lo a manter-se hidratado e fresco, seja pela ingestão de água ou isotónicos, mas também refrescando-se por fora, se possível. Os sistemas de rega são boas soluções…

Comentar

comentários

Leave a comment

Your email address will not be published.


*